A importância do Onboarding na reintegração das pessoas às empresas

Como inserir as pessoas no novo modelo de trabalho híbrido ou presencial

Saber como receber as pessoas em nosso ambiente de trabalho sempre foi importante. Agora com os diversos modelos de trabalho, presencial, remoto ou híbrido, essa preocupação faz-se ainda mais necessária.

E aqui queremos trazer o onboarding na reintegração das pessoas que foram contratadas remotamente durante a pandemia e agora precisam integrar-se ao ambiente híbrido ou presencial. 

É como se estas pessoas estivessem chegando no primeiro dia de trabalho. Passaram um bom tempo em home office e podem enfrentar dificuldades na reintegração do ambiente corporativo. Então, como podemos amenizar o impacto sentido?

Vale reforçar aqui que muitas delas foram contratadas em regime de home office e boa parte não conhece o ambiente físico da empresa em que atuam, bem como os parceiros de equipe de forma presencial. Tudo foi realizado e construído no ambiente virtual: contratação, integração e jornada de trabalho.

Aqui vão umas dicas da Logoon, empresa de marketing que atua com consultoria em Endomarketing,  que podem ajudar nessa reintegração, são:

  • Apresentar a empresa fisicamente com uma visita aos espaços
  • Estimular a experiência de conexão com os valores da empresa em todos os espaços e ações internas
  • Realizar uma dinâmica entre os colegas de trabalho
  • Apresentar os pontos de contato de cada área.
  • Contar como a empresa transformou-se  e reinventou-se durante este período
  • Fazer a migração de forma gradual para o novo modelo escolhido para que as pessoas não sintam o choque entre as duas realidades.

O #reflitão é que a reintegração deve refletir a mudança da empresa, não cabendo mais o modelo de onboarding desenhado antes da pandemia, mesmo que o modelo de trabalho seja exclusivamente presencial. É necessária uma nova organização, que de modo orgânico, absorva as pessoas no ecossistema de trabalho.

 

Nanda Granato

Diretora da VP setorial de Marketing da Fumsoft, Apaixonada por cultura, employer branding e gestão de negócios, é Co-founder da Logoon, mentora, empreendedora, mãe do Antônio e uma engajadora do compartilhamento de conhecimento e das boas conexões. Já palestrou no TEDx, Shes’Tech e muitos outros eventos. Um de seus propósitos é trazer para o debate a efetiva participação das mulheres no mercado de trabalho. Tem uma carreira no ecossistema de TI há mais de 10 anos e foi CEO de uma spin-off de tecnologia.

Instagram: @nanda_granato e Linkedin: fernanda-granato

Paty Sardinha
Engajadora de Cultura e Pessoas nas empresas, é Relações Públicas e Designer com 20 anos de mercado e um portfólio amplo e diverso nas áreas de Branding, Design, Comunicação, Governança, Liderança, Diversidade e Transformação Digital. Apaixonada por gastronomia, cultura, cinema e terapias holísticas, traz todo seu repertório para seus trabalhos e busca, através dos mesmos e das andanças, melhorar as relações entre as pessoas e delas com o mundo.

Instagram: @patysardinha e Linkedin: patysardinha

Entre em contato com a Fumsoft através do link a seguir: Converse conosco!

E-mail: [email protected]


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar nosso serviços, você concorda com tal monitoramento

Politica de Privacidade