Como a transformação digital impacta uma empresa?

A transformação digital é um conceito que abrange o processo no qual empresas utilizam  tecnologias e ideias inovadoras para promover benefícios em suas operações e com isso melhorar os resultados diminuindo tempo, mão de obra e se posicionando globalmente. Essa é uma mudança que acontece de forma estrutural e que pode potencializar não apenas as atividades em si, mas a capacidade humana de gerar  novos negócios.

E está enganado quem acredita que essa é uma tendência apenas entre as startups. Na verdade, as empresas tradicionais já vêm se beneficiando dessas mudanças, ganhando assim um diferencial competitivo perante os concorrentes. Já ouviu falar de indústria 4.0? Se não, corre pra ler esse artigo. E claro continue lendo até o final que traremos alguns exemplos dessa transformação.  

Qual a importância dessas mudanças dentro do empreendimento?

De acordo com um estudo da Sysorex, 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos. Já a pesquisa Investimentos em Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 48% das empresas entrevistadas pretendem investir nessas novas soluções tecnológicas. 

As mudanças digitais que ocorrem em todos os setores têm modificado totalmente o modo de atuação das empresas e consumidores. Hoje você pode acabar com uma série de operações burocráticas e ineficazes, dando lugar para processos otimizados. 

Com isso, a empresa acaba economizando a longo prazo ou até mesmo a curto prazo, uma vez que as ideias podem surgir em todos os departamentos e nem toda solução precisa de investimento milionário.  Muitas vezes despesas desnecessárias acumuladas já pagam o investimento em inovação e consequentemente o que se observa é um aumento da produtividade.

Entre outros benefícios que esse tipo de mudança já vem gerando dentro do mercado estão:

  • Melhorar a experiência do usuário, seja no atendimento, entrega ou até mesmo na qualidade do produto;
  • Redução de custos da empresa por meio da identificação e eliminação de gargalos;
  • Processos operacionais mais eficientes e que geram mais resultados, o que eleva a produtividade do negócio; 
  • Redução do índice de retrabalho por conta de erros humanos ou manuais;
  • Obtenção de dados que podem ser utilizados de forma estratégica dentro do negócio. 

Por conta dessas e outras vantagens, que cada vez mais empresas têm aderido à grupos inovações ou montado seu próprio laboratório de testes.

Como funciona?

A transformação digital pode ocorrer de diferentes formas. Já falamos das  indústrias 4.0, mas por exemplo, está cada vez mais comum o uso da Internet das Coisas (IoT) e automação em maquinários e até mesmo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além de smart cities e empresas tradicionais sem posicionamento online.

Isso porque, essa tecnologia permite o monitoramento em tempo real de informações. Uma das possibilidades dessas inovações é conseguir prever quando um equipamento vai precisar de manutenção, ou quando começa a seu programa favorito e sua tv liga sozinha. 

Outra forma de aplicação dessa tendência é tecnologia de armazenamento em nuvem. Com elas, as empresas deixam de usar a papelada e passam a ter os documentos organizados de maneira digital e mais eficiente. 

A Fumsoft possui uma metodologia própria para levar a Transformação Digital para as empresas mineiras. Por sermos mineiros e também responsáveis pelo desenvolvimento da cadeia produtiva de TI de Minas Gerais, conseguimos entender e aplicar nosso método com eficácia. 

Primeiramente, aplicamos um diagnóstico à nível estratégico, tático e operacional. Procuramos entender as necessidades da empresa e de seus colaboradores, afinal, as mudanças podem gerar muitas inseguranças e questionamentos.

Depois de entender o que move e o que paralisa as pessoas frente o cenário de mudança, formatamos, junto a nossa rede de consultores, os eventos (palestras, cursos, workshops, meetups, etc) dentro dos 4 pilares para a Transformação Digital: Cultura organizacional,, ferramentas e tecnologias, Intraempreendedorismo e Metodologias ágeis.

Foi com esse objetivo, de levar a cultura e a transformação digital para os colaboradores, que a global francesa VINCI Energies nos procurou. Assim, realizamos para e com os embaixadores da Transformação Digital da empresa o Digital Talent Meetup. Formatamos com muito carinho um dia de atividades interativas, reflexões e muita mão na massa para a elaboração dos novos projetos e planos de ação para os talentos digitais da empresa.

E essas são apenas algumas possibilidades. As inovações podem ser aplicadas de diferentes formas, seja na otimização do seu site para ele se tornar responsivo, até a utilização de cloud computing. 

Hoje, qualquer empreendedor pode levar essa mudança para dentro do negócio. Tudo é uma questão de identificar demandas e encontrar as soluções mais adequadas. 

Conclusão 

A transformação digital é uma tendência que já está presente em empreendimentos de vários os segmentos e portes. E quem aproveitá-la, só tem a ganhar. Quer saber mais sobre as inovações do mercado? Aproveite e siga a gente no Facebook, linkedin e claro deixe sempre seus comentários aqui no blog.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar nosso serviços, você concorda com tal monitoramento

Politica de Privacidade