O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é um  tipo de  lógica computacional  que já está amplamente presente em nosso dia a dia. Mesmo que a gente não perceba, as IAs já estão em celulares, computadores, caixas eletrônicos e em vários outros lugares.

E mesmo sendo uma tecnologia que se “popularizou”, muita gente ainda não sabe exatamente o que ela é. Por isso, no post de hoje vamos explicar mais a fundo essa inovação e como ela tem nos ajudado no dia a dia.

Mas afinal, o que é inteligência artificial?

A Inteligência artificial é uma inovação que permite que máquinas pensem por conta própria como na ficção científica. Mas, na vida real, o perigo dos robôs dominarem a humanidade é substituído pelas comodidades proporcionadas por esses mecanismos de pensar .

Basicamente, essa Inovação funciona por meio da combinação de grandes volumes de dados e algoritmos inteligentes. Juntando esses dois elementos a IA consegue ler e interpretar padrões de informações, e assim tomar decisões autônomas. .

Essa tecnologia foi desenvolvida justamente com o objetivo de tomar decisões e realizar ações sem a interferência de uma pessoa. Ou seja, de avaliar os dados apresentados e assim efetuar uma ação.

Como a IA está presente no nosso dia a dia?

A inteligência artificial está presente de várias maneiras ao seu redor. Desde o corretor de texto automático do seu smartphone (e que muitas vezes nos coloca em apuros com suas correções não tão precisas), até os sensores que fazem a análise biométrica no caixa eletrônico.

Este ramo da ciência computacional está cada vez mais presente em nossas rotinas, oferecendo alguma facilidade ou incremento tecnológico em praticamente qualquer atividade humana e setor da economia. Olha só algumas das inovações tecnológicas que têm fazem uso de inteligência artificial em algum nível:

  • Análises meteorológicas;
  • Aplicativos de GPS como o Waze;
  • Aplicativos de tradução como o Translate;
  • Carros autônomos;
  • Chatbots de Bancos, Lojas Virtuais, Operadoras de cartões dentre outros;
  • Buscadores da internet;
  • Redes sociais (o seu feed aparece da forma que aparece graças às IAs);
  • Sistemas de segurança;
  • Identificadores pandêmicos;

Essas são apenas algumas aplicações da inteligência artificial. Por estar presente até mesmo nas pequenas coisas do dia a dia é que essa inovação vem crescendo e se aperfeiçoando cada vez mais.

Qual a importância desse tipo de tecnologia?

Humanos não são precisos. A verdade é que estamos condicionados a cometer falhas dependendo da nossa rotina, conhecimento e até mesmo por conta de nossas emoções.

IAs, pelo contrário, são precisas, uma vez que se baseiam na análise de grande volumes de dados para tomar decisões. Por isso, essa inovação é aplicada, principalmente, em processos que exigem um grande poder de processamento, alguns até mesmo que nós humanos não poderíamos fazer.

Por exemplo, atualmente existem IAs voltadas para a indústria que conseguem analisar e conferir produtos em grandes volumes, mantendo assim o alto padrão de qualidade e evitando que itens defeituosos acabem indo para o mercado.

É o caso das startups Predify e Encaixe, que passaram pela Fumsoft.

A Predify  foi adquirida pela Neogrid, e é um sistema de inteligência de negócios que analisa e traduz dados avançados de empresas em números financeiros e gerenciais Essas informações, por sua vez, são utilizadas para tomadas de decisões.

Já a Encaixe é uma ferramenta para gestão da disponibilidade de horários vagos, centralizando em uma única tela todas as opções de agendamento existentes, simplificando rotinas de confirmação e otimizando o atendimento.

Outro exemplo da aplicação da inteligência artificial é na manutenção preventiva. Hoje já existem softwares que fazem análises constantes para verificar o desempenho de maquinários. Dessa maneira, esses programas conseguem identificar quando os equipamentos precisam de manutenção, evitando assim que eles quebrem e que sejam necessários grandes custos para resolver o problema.

A IA já é surpreendente nos dias de hoje. Contudo, a tendência é que, com o avanço de sensores, Big Data e outras ferramentas, ela se torne ainda mais precisa.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Fumsoft? Então aproveite para conferir mais conteúdos do nosso blog.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar nosso serviços, você concorda com tal monitoramento

Politica de Privacidade