O que é spin-off?

Spin-off é um termo muito conhecido no universo cinematográfico e é quando um personagem secundário se destaca e ganha um filme ou série para contar a sua história. Essa mesma ideia vem sendo adotada desde a década de 60 em empresas.

As spin-off são empresas que surgem por meio de uma organização já estabelecida no mercado. Criar uma spin-off de empresa tem sido uma decisão estratégica para diversas companhias com intuito de turbinar seus resultados e, ainda, gerar novos produtos e serviços relevantes para o mercado.

Quando se cria uma spin-off, todo o conhecimento e estrutura da empresa-mãe é aproveitado para inovar e expandir a nova companhia. E como as spin-off são mais flexíveis e normalmente possuem um modelo escalável, elas contam com a possibilidade de grande crescimento futuro.

Neste texto entenda um pouco mais sobre spin-off em empresas.

Entenda a definição de spin-off

Spin-off é o nome dado a um tipo de empresa derivada de outra organização empresarial ou acadêmica, que surge por causa de uma demanda das empresas em investir em um tipo específico de tecnologia ou entrar em um novo mercado. Geralmente, este tipo de negócio é menos oneroso do ponto de vista econômico, da cultura organizacional e da autonomia gerencial e, por isso, é uma boa alternativa de diversificação.

As empresas spin-offs são comandadas por uma empresa-mãe que mantém o controle financeiro e administrativo das operações. A criação de uma spin-off tem como objetivo instituir um modelo de negócios repetível e escalável, focado em oportunidades de lucro e crescimento.

Ressalta-se que uma spin-off não é a mesma coisa que uma franquia, já que as franquias são focadas na venda e distribuição de uma marca, onde tudo gira em torno de uma mesma empresa. O spin-off é o lançamento de um produto ou negócio que foi criado pela empresa-mãe e que se destaca em um mercado específico que não é o mesmo da empresa-mãe.

Uma spin-off na prática

Há dois tipos de spin-off, que diferem entre si por conta de sua origem. São eles Spin-off corporativa e Spin-off acadêmica.

Spin-off corporativa

É quando a nova empresa vem de outra organização já existente, a chamada empresa-mãe. Em geral, as atividades de uma spin-off começam a ser desenvolvidas dentro da própria empresa-mãe, como um de seus projetos, até que chega um momento em que ela é oficializada e ocorre a separação.

Spin-off acadêmica

Semelhante às startups, elas nascem dentro de centros universitários ou institutos de pesquisa. As spin-offs acadêmicas surgem da necessidade de comercializar os produtos que são resultados das pesquisas dessas entidades.

Muitos países incentivam o desenvolvimento de spin-offs acadêmicas como forma de fomentar o desenvolvimento tecnológico.

Benefícios de criar uma spin-off

  • Desenvolvimento de mão-de-obra interna;
  • Estrutura flexível;
  • Chances de crescimento futuro;
  • Foco e competitividade;
  • Experiência e independência.

Portanto, com esses benefícios às empresas-mãe possuem bons motivos para desenvolverem projetos que não conversem demais com os próprios produtos da organização. Desse modo, uma boa alternativa de lucro e diversificação é desenvolvida, sem que a estrutura já estabelecida e bem-sucedida da empresa seja ameaçada.

Você sabia que a Fumsoft acelera Spin-offs?

A Fumsoft possui um programa de aceleração online para Spin-offs de empresas, especialmente personalizado para o tamanho do seu desafio! O programa utiliza metodologias pioneiras da Universidade de Stanford (EUA) e Universidade do Porto (Portugal) para o desenvolvimento de projetos inovadores, além das metodologias empreendedoras já conhecidas como o Lean Startup, Customer Development e Design Thinking. Temos uma base de mais de 200 mentores e consultores, com mais de 25 expertises tecnológicas para alavancar sua empresa. Desde 2022 a seleção de projetos é contínua e aberta para spin-offs de todo Brasil.
Gostaria de aplicar seu projeto de spin-off e/ou startup?
Clique aqui e se inscreva!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar nosso serviços, você concorda com tal monitoramento

Politica de Privacidade