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Regulamento de Proteção de Dados entra em vigor em maio

Uma discussão em torno do novo regulamento de Proteção de Dados (RGPD) ganhou força por impactar de imediato as empresas brasileiras e estrangeiras que possuem clientes e parceiros europeus. Para esclarecer mais detalhes sobre o assunto, o escritório de advocacia Chenut Oliveira Santiago realizou um evento, no dia 9 de março, no SEED.

A programação contou com palestras focadas no âmbito jurídico e técnico. Representando a Fumsoft, Carlos Barbieri, que é especialista na área de dados, ressaltou que as empresas brasileiras ainda se encontram “sonolentas” com relação ao problema da GDPR. Já na Europa, principalmente, e nos Estados Unidos os movimentos de preparação são evidentes. “Em eventos desta natureza, como aconteceu com o bug do milênio (virada de 1999 para 2000), não se deve adotar nem a histeria dos assustados nem a leniência dos que adoram se encostar na zona de conforto do – não é comigo”. Barbieri sugere que haja um ponto de equilíbrio: “o conhecimento do problema e o seu mapeamento no contexto das empresas devem ser obrigatoriamente realizados.”

Segundo ele, as empresas que, há anos, adotaram a abordagem de governança e gestão de dados se encontram a quilômetros de vantagens, pois já sabem os dados que possuem, os processos que os manipulam, os papéis responsáveis e as diversas fontes de dados. “O problema de GDPR nada mais é do que um subtipo dos problemas encontrados em governança de dados”, pontua.

O regulamento que entrará em vigor a partir de 25 de maio de 2018 aplica-se diretamente a qualquer empresa que colete dados de residentes da União Europeia (EU), que oferte seus bens ou serviços na UE – com ou sem pagamento – ou que simplesmente monitore o comportamento de residentes (criação de perfis-alvo, marketing direcionado, entre outros). Lembrando que faltam apenas 66 dias para o regulamento entrar em vigor.

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