Qual o papel de uma aceleradora de Startups?

As startups são empresas, que na maioria das vezes, possuem investimentos financeiros iniciais limitados e estruturas mais enxutas. Essas condições podem ser limitantes para impactar o mercado e solucionar seus dilemas, ou em encontrar o investidor certo que aplique capital e acredite no planejamento apresentado. E é aí que entram as aceleradoras de startups.

O objetivo de uma aceleradora de startups é levar uma empresa do estágio que ela está a um bem mais avançado em muito pouco tempo. As aceleradoras surgiram para ajudar os empreendedores a construírem e consolidarem suas startups, para que elas consigam, além de se manterem no mercado e lucrarem.

Este artigo explicará o que são aceleradoras, como elas operam. Vale a pena conferir!

O que são startups?

Startups são grupos de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza.

Quando se fala em um cenário de incerteza significa que não há como afirmar se aquela ideia e/ou projeto de empresa realmente dará certo, ou ao menos se provarem sustentáveis.

O modelo de negócios é como a startup gera valor, como transforma seu trabalho em dinheiro. Assim, ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis independente da demanda.

E ser escalável é a chave de uma startup, pois significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.

O que fazem as aceleradoras de startups?

Aceleradoras de startups são organizações criadas para acelerar e suportar o desenvolvimento das startups, auxiliando-as a passar por este momento de incerteza e a completar sua transição. As aceleradoras funcionam como um verdadeiro trampolim que apoia nas mais diversas frentes e auxilia a empresa a se desenvolver e consolidar.

A principal necessidade de quase todas as startups é financeira. Portanto, a grande maioria busca nas parcerias um aporte em dinheiro. Neste contexto, as aceleradoras de startups ainda podem auxiliar em conhecimento científico, de mercado e tecnológico, criando conexões, oferecendo infraestrutura, como estrutura laboratorial ou coworking, e até mesmo dando suporte na desburocratização dos processos de desenvolvimento.

Como funciona o processo de aceleração de uma startup?

Assim como todo negócio, as aceleradoras precisam ter lucro. O que as startups têm a oferecer como sua moeda de troca, geralmente, é uma porcentagem da empresa. Ao ser acelerada a startup cede um percentual da empresa que varia de acordo com diversos fatores, como estágio e riscos de desenvolvimento, potencial de mercado do produto ou serviço oferecido, valor investido pela aceleradora e tempo de aceleração. O cálculo desta quantia também leva em conta o valor de mercado que a startup já tem.

A aceleradora, que no processo de aceleração pode ou não se tornar sócia da startup, investe no desenvolvimento da empresa, buscando a sua valorização. Com o processo de evolução desta empresa, seu valor cresce e a porcentagem da aceleradora se torna relevante. Em alguns anos chega o momento de exit, que é quando a aceleradora de startups entende que é o melhor instante para vender a sua parte adquirida no início da parceria. Os dividendos provenientes da venda de sua participação em uma empresa permitem que ela faça outras parcerias e acelere novas startups, se tornando um ciclo virtuoso de aceleração e lucro, onde tanto a aceleradora quanto as startups ganham.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos importantes como este.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar nosso serviços, você concorda com tal monitoramento

Politica de Privacidade